O biquíni e as mulheres muçulmanas… As mulheres muçulmanas podem, naturalmente, usar…

O biquíni e as mulheres muçulmanas… As mulheres muçulmanas podem, naturalmente, usar…

As mulheres muçulmanas podem, obviamente, usar biquínis. Eu ainda era muçulmana quando usei isto.

Eu própria numa praia marítima no Reino da Jordânia, em julho de 2012. Na altura, era estudante de pós-graduação na Universidade PNBA, em Riade, na Arábia Saudita, e estava a desfrutar de uma viagem de verão a Amã. O meu vestuário dificilmente poderia ser considerado menos ousado do que um biquíni, tendo em conta que era usado num reino árabe.

[Image © Sayyida Shaheen Noor]

No entanto, a questão não era sobre o que uma mulher muçulmana escolhe vestir. É sobre o que o Islão decreta sobre o uso dos chamados trajes reveladores no que diz respeito às mulheres muçulmanas.

Já é tempo de pôr a nu a hipocrisia inerente ao Islão no que diz respeito ao vestuário das mulheres.

O Islão é muito rigoroso na “proteção” da modéstia das mulheres. Mas não há razão para pensar que a nudez feminina não é legal no Islão. Pelo contrário, de acordo com a lei islâmica, as mulheres são autorizadas a permanecer seminuas em frente de familiares do sexo masculino, mesmo com os seios expostos.

Vejamos o que diz a lei islâmica sobre este assunto.

A ‘awrah (estado de nudez) de uma mulher perante os seus homens Mahram (aqueles com quem o casamento é permanentemente ilegal), tais como o pai, o irmão, o filho, o tio paterno (irmão do pai), o tio materno (irmão da mãe), o sogro, o neto, o filho do marido (de outro casamento), o genro, etc., consiste na área entre o umbigo e os joelhos, bem como no estômago e nas costas.

Assim, é permitido que uma mulher exponha as seguintes partes do seu corpo em frente de homens mahram: cabeça, cabelo, rosto, pescoço, peito, ombros, mãos, antebraços e pernas abaixo dos joelhos. Não é permitido expor o estômago, as costas ou qualquer área entre o umbigo e os joelhos (al-Fatawa al-Hindiyya, 5/328 & al-Hidaya, 4/461).

Esta decisão baseia-se no versículo do Alcorão em Surah al- Nur:

“Elas (mulheres crentes) não devem exibir a sua beleza exceto aos seus maridos, aos seus pais, aos pais dos seus maridos, aos seus filhos, aos filhos dos seus maridos, aos seus irmãos, aos filhos dos seus irmãos, aos filhos das suas irmãs ou às suas mulheres…” (24-31).

Também será permitido a um Mahram tocar nas partes que é permitido expor à sua frente. O Imam al-Quduri elabora ainda mais

“Não há nada de errado em tocar nas partes que são permitidas ver” (Mukhtasar al-Quduri).

Isto diz respeito às mulheres muçulmanas “livres”. Quando se trata de mulheres escravas, as seguintes fontes são indicativas.

A ‘awrah para o homem, ou a área do seu corpo que deve ser coberta, é a área entre o umbigo e os joelhos, e o mesmo se aplica à escrava (Sunan al-Bayhaqi)

E

Anas bin Malik disse: “As escravas de Umar (que Alá esteja satisfeito com ele) estavam a servir-nos com o cabelo descoberto, os seus seios (estavam) a tremer[oseucabeloatinge(atinge)osseusseios(emcomprimento)”[theirhairhits(reaches)theirbreasts(inlength)”

Do “Kitab al-Jami'” de al-Imam Ibn Abi Zayd al-Qayrawani al-Maliki, sabemos que –

Ele (i.e. al-Imam Malik ibn Anas) desaprovou fortemente o comportamento das mulheres escravas de al-Madinah ao saírem descobertas acima da parte inferior do vestuário. Ele disse: “Eu falei com o sultão sobre isso, mas não recebi uma resposta.” Ele disse: “Bata nas mulheres escravas se elas fizerem isso.

Finalmente, de “Al-Kafi fi Fiqh al-Imam Ahmad”,

O que normalmente aparece na mulher escrava, como a cabeça, as mãos até aos cotovelos e os pés até aos joelhos, não é ‘awrah, porque ‘Umar, radhiyallahu ‘anhu, proibiu a mulher escrava de cobrir a cabeça (at-taqannu’) e imitar as mulheres livres.

Al-Qadhi disse em “al-Jami'” que tudo além disso (ou seja, o que é mencionado acima) é ‘awrah, porque geralmente não é exposto, semelhante ao que está abaixo do umbigo.

Ibn Hamid disse que a sua ‘awrah é a mesma que a ‘awrah do homem, por causa do que é narrado por ‘Amr ibn Shu’ayb, do seu pai, do seu avô, que o Profeta, sallallahu ‘alayhi wa-sallam, disse: “Quando um de vós casar a sua escrava com o seu escravo ou mercenário, que não olhe para nada da sua ‘awrah, pois tudo o que está abaixo do umbigo até aos joelhos é ‘awrah.” Ele referia-se à ‘awrah da mulher escrava. Narrado por ad-Daraqutni. E porque a cabeça de quem quer que seja não é ‘awrah, então o seu peito não é ‘awrah.

Quando os fanáticos muçulmanos acusam o mundo ocidental de difundir a corrupção moral através de exemplos de mulheres que usam roupas ditas reveladoras, por exemplo, o biquíni, é melhor olharem para a sua própria Sharia, que permite que as mulheres andem em topless ao pé dos homens. Quando muito, deveriam conhecer a sua barbárie contra as mulheres escravas e fazer uma introspeção.

Back To Top